Festival de Arte da Educação
- 07/11/2025
- 0 Comentário(s)
Nesta sexta-feira (7), o Teatro Eva Wilma será tomado por luzes, música, cores e reconhecimento. A partir das 18h30, alunos da rede municipal subirão ao palco para o Festival de Arte da Educação. O evento é gratuito e aberto ao público e celebra a criatividade, a expressão e o aprendizado por meio da arte.
O festival é resultado de um trabalho que tem mudado vidas nos bastidores das escolas. Entre cenas, gestos, ensaios e descobertas, nasceu uma experiência que tem marcado estudantes, professores e famílias e que mostra a força transformadora da educação.
Tudo começou em 2022, na EM Bernardino de Sousa Pereira, quando o professor de Educação Física Alexandre Monteiro de Barros, decidiu fazer do teatro uma ferramenta pedagógica, criando um projeto que aproximasse os alunos do universo cênico, estimulando sensibilidade, expressão e protagonismo. Nascia o “Teatro Arte e Realidade”, iniciativa que encontrou nas escolas municipais o cenário perfeito para florescer.
Os ensaios que começaram tímidos, em salas e pátios, logo ganharam vida e significado. A cada encontro, novas histórias surgiam, histórias de superação, de timidez vencida, de talentos descobertos e de crianças que encontraram no teatro a motivação para estudar.
Para Alexandre, é muito gratificante ver alunos que tinham muitas faltas, que não gostavam de frequentar as aulas, ou que tinham depressão, retornarem para o ambiente escolar por causa do Teatro. “Ver o quanto o projeto tem transformado vidas me faz continuar. O projeto melhora o desempenho deles até nas outras matérias, pois fortalece a autoestima e faz com que eles acreditem nos próprios sonhos e neles mesmos”, destacou.
Desde sua criação, o projeto de Teatro já passou por unidades como: EM Bernardino de Souza Pereira (Corumbá), EM Osmar Rodrigues (Gaivota), EM Dalva Dati Ruivo (Suarão), EM Maria Conceição Luz (São Fernando) e EM Harry Forssell (Oásis).
Ao longo dessa trajetória, foram produzidas 12 peças teatrais e realizadas 14 apresentações públicas, impactando quase 300 alunos.
Em 2023 os alunos participaram do Festival da cidade e receberam moção de aplausos pela atuação. E em 2024, o talento os levou ao festival do Palácio das Artes, onde só tinha escolas de teatro e eles eram os únicos alunos de escola pública a participar.
Neste ano, o projeto ganhou mais força, atuando simultaneamente em duas escolas, na EM Osmar Rodrigues e EM Harry Forssell, ampliando seu alcance para quase 350 estudantes.
O Festival de Arte da Educação é uma comemoração de todo este percurso. Além das apresentações teatrais, o público poderá prestigiar números musicais e dança preparados ao longo do ano pelos alunos da rede municipal.
A Prefeitura de Itanhaém, através da Secretaria de Educação, convida toda a população para viver essa noite especial, repleta de emoção, cultura e valorização da nossa rede municipal de ensino.
O Teatro Eva Wilma fica na Av. Condessa de Vimieiros, 1131, no Centro.
Fonte: Prefeitura de Itanhaém



















