Itanhaém participa da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
- 18/09/2025
- 0 Comentário(s)
Com muita história e diversidade cultural, Itanhaém estará em um dos encontros mais importantes do país sobre igualdade racial. Entre os dias 15 e 19 de setembro, em Brasília, acontece a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR). O encontro reunirá representantes de todo o Brasil para discutir políticas públicas e propor ações de enfrentamento ao racismo.
A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) é um encontro realizado em Brasília, que reúne lideranças, conselhos, movimentos sociais e gestores públicos de todo o Brasil.
O objetivo é discutir soluções, trocar experiências e propor ações para combater o racismo, valorizando a diversidade cultural e étnica do país. Trata-se de um espaço democrático de escuta e construção coletiva, que orienta as políticas públicas de igualdade racial em todo o território nacional.
Quem representará Itanhaém é Paulo Manica, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). Ele será o responsável por compartilhar as vivências e propostas do município, além de representar povos de terreiros, tradições de matriz africana, comunidades indígenas e o povo cigano, ampliando o diálogo em defesa da diversidade cultural e étnica.
Para Paulo Manica é uma honra, como presidente do CMPIR, ter conseguido realizar a Conferência Municipal de Itanhaém junto com os conselheiros. “De forma inédita, também conseguimos sediar a Conferência Regional aqui em Itanhaém, em um terreiro de Candomblé, no Instituto Manica, com apoio do poder público. Tivemos a presença do prefeito, vereadores, do secretário de Cultura, deputados e diversas lideranças da Baixada Santista. Essa foi a primeira vez, na história das conferências da região, do estado de São Paulo e, posso dizer, do Brasil, que uma casa de matriz africana sediou o evento”, destacou.
A conferência reuniu representantes das nove cidades da Baixada Santista e elegeu 28 delegados para a Conferência Estadual. Segundo Manica, de Itanhaém, ele e Ifákemi Carla D’Oṣùn foram escolhidos como delegados para representar Itanhaém, a Baixada Santista e o Estado de São Paulo na Conferência Nacional. “Isso é motivo de grande alegria e comemoração, pois representa anos de luta pela igualdade e pelo fortalecimento da matriz africana e de outras culturas ancestrais”, completou.
Paulo Manica reforça ainda a importância de levar a voz dos povos tradicionais para além das fronteiras municipais. “Significa levar nossa voz e direitos para todos os espaços. Continuaremos fortalecendo políticas públicas que valorizem nossa cultura e nossas tradições.”
A participação na V CONAPIR é a demonstração de um compromisso coletivo com os direitos humanos, o respeito às diferenças e a construção de uma sociedade mais justa para todos, buscando soluções conjuntas para combater qualquer forma de discriminação.
fonte: Prefeitura de Itanhaém



















