Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 013981658802

Encontre o que deseja

NO AR

Despertar Sertanejo (RÁDIO)

    Brasil

Pônei atropelado e abandonado na rua com pata quebrada é resgatado pela ativista Luisa Mell no litoral de SP

Animal foi encaminhado para tratamento no instituto da apresentadora. Equipes da Prefeitura de Itanhaém (SP) também estiveram no local.

Publicada em 17/04/22 as 21:46h por G1 SANTOS - 50 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: REPRODUÇÃO)

Um pônei abandonado na rua após ser atropelado em Itanhém, no litoral de São Paulo, foi resgatado por uma equipe do Instituto Luisa Mell, mantido pela apresentadora e protetora animal, na tarde desta segunda-feira (11). O animal estava ferido e com uma das patas quebrada, sendo necessário ser encaminhado ao instituto para receber tratamento médico veterinário. O caso foi divulgado nas redes sociais e teve grande repercussão.

Na legenda de um dos vídeos compartilhados por Luisa Mell na web, ela afirma que o pônei estava há horas no local. Nas imagens, o animal aparece sentado na calçada, com um ferimento em uma das patas, aparentemente quebrada.

Luisa diz que o animal foi atropelado e jogado na rua. “Itanhaém não tem CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] e nenhum tipo de ajuda aos animais. Ele [o pônei] ficou lá horas e horas e horas”, afirma.

Em nota, a Prefeitura de Itanhaém afirmou que a cidade realiza o controle de zoonoses por meio da Vigilância Sanitária, e que possui políticas públicas voltadas à proteção e bem-estar animal. Equipes responsáveis pelo resgate de animais de grande porte estiveram no local, mas tiveram o resgate dispensado por um veterinário, que se apresentou como integrante de um comitê de proteção animal. Mais tarde, quando a equipe voltou para pegar o pônei, ele já havia sido levado pelo Instituto Luisa Mell.

Conforme o instituto, médicos veterinários do ILM examinaram o pônei ainda na rua e constataram lesão de coluna e risco de não voltar a andar. A veterinária explicou que apenas após exames de imagens será possível confirmar se há lesão na medula, e conforme o progresso da recuperação, se o animal voltará a andar.

O animal foi retirado da rua com a ajuda da população e colocado dentro de um caminhão, que o encaminhou à sede do ILM, localizado em Ribeirão Pires, no interior de São Paulo. Conforme o instituto, já foi feito um curativo na perna lesionada.

“A situação é delicada”, desabafou a ativista, que também informou que, assim que tiver os resultados dos exames, irá atualizar o estado de saúde do pônei.

Leia a íntegra da nota da prefeitura

"A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente informa que, na data de 11/04/2022, às 8h26, acionou a empresa contratada pela prefeitura para executar o serviço de recolhimento de animais de médio e grande porte abandonados em vias públicas, para efetuar o resgate de um pônei aparentemente atropelado, na Avenida Europa, no bairro Santa Julia.

A empresa informou que, ao chegar ao local, um médico veterinário se apresentou à empresa informando que estaria representando um comitê de proteção animal, e que já estaria realizando o atendimento no animal, e dispensou o serviço de resgate.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, ao tomar ciência do ocorrido, acionou novamente a empresa para efetuar o resgate e providenciar o devido atendimento ao animal, que ao chegar ao local, constatou que o animal já havia sido resgatado pelo Instituto Luisa Mell.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente notificou formalmente a empresa contratada para que preste esclarecimento.

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, por meio da fiscalização, deverá apurar eventual caso de abandono do tutor, bem como o autor de eventual atropelamento sem o devido socorro.

O serviço de controle de zoonoses é efetuado pela Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde. Já as atividades de políticas públicas voltadas à proteção e bem-estar animal são realizadas pelo Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, criado por meio da Lei 4347/2019.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em relação a animais de médio e grande porte, possui contrato de prestação de serviços com a empresa Rafael Góes Fortuniy, Processo nº 5758/2018, que executa o serviço de recolhimento e acolhimento de animais de médio e grande porte abandonados em vias publicas".







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 013981658802

Visitas: 665438 | Usuários Online: 17

Web Radio e TV Sua Praia - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!